Paz, Amor e Caridade

Seja Bem Vindo!


C.E.U.P.J.A.


Centro Espiritualista de Umbanda Pai Joaquim de Angola
Rua Macapa esq. c/ Pampulha N° 605 St. Urias Magalhães Goiânia - GO, Brazil

Horário de Funcionamento da Casa

Segunda Feira - 19:30hs - Consultas e Passes
Terça Feira - 20:00hs - Trabalho de Cura
Quarta Feira - 20:00hs - Estudos Doutrinários
Quinta Feira - 20:00hs - Desenvolvimento Mediúnico
Sexta Feira - 19:30hs - Trabalho de Desobsessão
Sábado - 16:00hs às 18:00hs - Mocidade Umbandista Obreiros de Pai Joaquim

domingo, 7 de outubro de 2007

Sincretismo

Sincretismo

Palavra originada do grego, significa sistema que consiste em conciliar os princípios de varias doutrinas ou filosofias.

A correspondência de Santos Católicos com os Orixás africanos, veio pela única maneira que os negros escravos tinham de escapar dos castigos e perseguições dos seus senhores e de religiosos que tentavam difundir o catolicismo, impondo a crença com as suas representações católicas.

Deste modo, colocavam sobre o altar, dos Otás relativos aos Orixás, estampas e imagens dos santos católicos ; de acordo com as explicações que recebiam dos missionários e assim fugiam da ira de seus senhores cultuando os fetiches, as representações dos deuses africanos.
Existem 7 Orixás, depois temos os Orixás Menores (que claro não são tão pequenos assim).
Existe uma divisão entre os Orixás. Vamos ver abaixo quem são eles.
Na Umbanda os Orixás não Incorporam igual no Candonblé, pois são Seres virginais de imensa luzOs estudiosos dizem que o médium não suportaria tamanha grandeza de luz e energia do Orixá o médium chegaria a falecer , seria a mesca coisa se tentasse passar uma corrente elétrica de 1 milhão de volts em fio que suporta apenas 100 volts!

ORIXÁS, LINHAS OU VIBRAÇÕES.
Sete são realmente as Vibrações Originais ou linhas; e de sete em sete são os orixás de cada uma.O que são vibrações originais?
São emanações fluídicas originarias da natureza.
Quem e Oxalá?
JESUS.

O Chefe Maior, Diretor Espiritual da Terra, Intermediário de ZAMBI = Deus que e energia maior, o Supremo Ser, a Emanação Primeira.Todos os orixás estão sob o governo do triângulo Maximo da sabedoria, representantes e intermediários de Deus, depois de Oxalá, constituído pelos seguintes arcanjos pela ordem hierárquica.
  1. GABRIEL: O maior dos três arcanjos. A sabedoria que inspiram os profetas e missionários supremos de Deus na terra.
  2. RAPHAEL: Preside a lei que se elabora e governa o mundo.
  3. MICHAEL: Ministro da justiça de Deus sobre o mundo e o nosso planeta.Formando, portanto os três Arcanjos, o Supremo Governo Espiritual sobre a terra. São eles os Supremos Seres que assistem diante de Deus.


Quem são os Orixás?
São os dirigentes das legiões de espíritos trabalhadores da Umbanda.
São os vigilantes das leis evolutivas e mentores dos falangeiros da luz.
Esses Orixás principais não descem e, portanto, jamais incorporam.
Somente administram e ordenam.
Cada um deles comanda sete outros Orixás, também elevados e que também não incorporam. Cada um desses Orixás menores comanda sete outros Orixás, que dificilmente incorporam e que se encontram mais diretamente aos trabalhos espirituais do plano terra.

São sete como já foi dito, as linhas principais da Umbanda:
  • LINHA DE OXALA - Dirigida por Jesus, o nome mais correto e ORIXALA, o nome da entidade correspondente a NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; O Maior de todos os Orixás.Chefe de todos os demais Orixás que comanda outras sete legiões, que comandam outras sete falanges, e assim por diante ate chegar aos nossos guias diretos.
  • LINHA DE YEMANJÁ – Conhecida também por linha de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO. Divina Mãe da Umbanda. Atua nas vibrações das águas. Possuindo tal Orixá outros intermediários de sete em sete ate que chegue a nos diretamente.

  • LINHA DE XANGÔ – Conhecida pelos Gregos como Júpiter e pelos nossos Silvícolas, como Tupã. Estes nomes têm a mesma significação. Referem-se ao trovão. Raio oculto. Fogo que trabalha para iluminar as almas. A pedra esta certamente ligada a xangô porque quando ferida por outra pedra produz a energia do fogo. Aqui no Brasil, essa entidade, ou melhor, esse Orixá tomou também o nome de São Jerônimo, no catolicismo, pois os católicos chamam por São Jerônimo nas provas de trovoadas. Seus Falangeiros, chefes de outras sete falanges, cada um deles tem nomes de pedras, cachoeiras ou montanhas.
  • LINHA DE OGUM – É conhecida como a linha de São Jorge.Trabalha nos choques vibratórios pesados ou demandas. Assemelha-se ao Ministro da guerra.Trabalha a serviço do Ministro Supremo da Justiça Divina – Michael. É também padroeiro e protetor da lei. Coordena este Orixá Maior, falanges imensas de obreiros que trabalham na terra a serviço do povo.
  • LINHA DE OXOSSI - Oxossi ou Linha de São Sebastião ou linha das matas.São muitos os Umbandistas que classificam de linha o povo da Jurema, mas na verdade este maravilhoso agrupamento trabalha sob o comando de Oxossi. Oxossi e forte, atua tanto nos males físicos ou psíquicos. Trabalha com a irradiação das matas.
  • LINHA YORI – É grande o numero de designações populares para essa linha. Cosme e Damião, Ibeji ou Ibeje e Beijada, Linha das Crianças, Linha do Oriente. As Entidades dessa linha são altamente evoluídas. São Espíritos considerados na Umbanda como os de maior evolução.
  • LINHA DE YORIMÁ – É uma linha que quase a maioria absoluta da vários nomes, como sejam: Linha de Pretos Velhos, dos Africanos e também das Almas. Esta linha e composta dos primeiros espíritos que foram ordenados em combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiras roupagens de Pretos Velhos, distribuindo os ensinamentos de Jesus baseado na doutrina e filosofia do Amor. São os Senhores das Mirongas. Para uma melhor compreensão da hierarquia dos trabalhadores da Umbanda, segue abaixo um esquema elucidativo:
Oxalá – Orixá Maior– Dirigente MaiorOrixás Principais – Manipuladores das Vibrações OriginaisOrixás Secundários – Trabalhadores sob a Orientação dos Orixás Principais, Dirigentes que chefiam sete Legiões de Obreiros, que chefiam outras sete falanges, que Chefiam sete guias individuais, que trabalham diretamente com os médiuns.